Páginas
Seguidores
"Onde estejas e por onde passes, sempre que possível, deixa algum sinal de paz e luz para aqueles irmãos que estão vindo na retaguarda, a fim de que não se percam do rumo certo." - Emmanuel
sábado, 30 de maio de 2009
O SERMÃO DA MONTANHA
No sermão da Montanha, disse Jesus:
"Bem- Aventurados os que choram; porque serão consolados.
Bem- Aventurados os que tem fome e sede de justiça; porque eles serão fartos.
Bem- Aventurados os que padecem perseguição por amor de justiça; porque deles é o reino dos Céus." (Mateus, V:5, 6 e 10)
E, levantando ele os olhos para seus discípulos, dizia:
"Bem-aventurados vós os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.
Bem-aventurados os que agoira tendes fome, porque vós sereis fartos." (Lucas, VI: 20 e 21)
"Mas ai de vós os que sois ricos, porque tendes a vossa consolação.
Ai de vós os que estais fartos, porque vireis a ter fome.
Ai de vós que agora rides, porque gemereis e chorareis." (Lucas VI, 24 e 25)
Fonte: Evangelho Segundo o Espiritismo.
JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES SEG. ALLAN KARDEC
A compensação prometida por Jesus aos aflitos, não poderá ter lugar, senão na vida futura. ((Espiritualidade) Sem a certeza do porvir, tais máximas não teriam sentido.
Então porque sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na miséria e outros na opulência? Por que uns nada sai bem enquanto que para outros tudo lhes parece sorrir?
É muito incompreensível ver os bens e os males desigualmente distribuídos. Ver que homens virtuosos sofrem ao lado de maus que prosperam? Entretanto, desde que se admite Deus como bondade, justiça e amor, não pode agir caprichoso, nem parcialmente. As vicissitudes da vida tem, pois, uma causa; e desde que Deus é justo, a causa também deverá sê-lo. Disto, todos devem se compenetrar.
***
Interpretação:
Jesus se refere à vida futura...
Os ricos, são aqueles que vivem em pról da matéria, usufruindo somente dos bens e prazeres materiais, devido à sua ignorância, nada se vislumbra para além da vida material, atrasando assim o seu progresso espiritual.
Por outro lado os pobres, são considerados os humildes de coração, aqueles que vêem para além da matéria, pois compreendem que esta é peresível e transitória, e que a conquista de qualidades morais os aproxima cada vez mais de sua essência. Serão felizes e estarão saciados, pois se pautaram pelos ideais Divinos. Herdarão o Reino de Deus porque vivem em conformidade com a vontade do Pai.
Os saciados que terão fome, e os que riem hoje e amanhã gemerão e chorarão, são precisamente aqueles, que pautados pelos ideais materiais, se lhes avizinha dor e sofrimento, em virtude do não cumprimento da Lei de Deus e mediante a Justiça Divina.
"A nossa maior riqueza é o amor no coração."
Com conhecimento ou desconhecimento das Leis imutáveis do Criador, elas se auto-cumprem sempre, para que se mantenha a harmonia no Universo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário